Truco - O Grande Jogo
"Truco ladrão", quem nunca ouviu essa frase na vida? O truco é uma das modalidades de jogos de baralho mais conhecidas do mundo, e faz muito sucesso aqui no Brasil.
A Partir de agora você verá um pouco da história do "Truuuucooo"!
Objetivo do jogo de Truco é você e seu parceiro, conquistarem 12 pontos, fazendo o máximo de barulho possível e tirando o maior sarro de seus adversários. Claro que a graça do jogo é chegar nesses 12 pontos berrando, fazendo bagunça e principalmente roubando!Quem perder de 0 passa debaixo da mesa! Para se jogar o truco, deve-se retirar as cartas 8, 9 e 10 de todos os naipes e os curingas, se for o caso. O jogo começa com uma pessoa embaralhando as cartas. A pessoa à esquerda de quem embaralha recebe as cartas para o corte. A pessoa que embaralhou distribui as cartas até que todos fiquem com três cartas e vira uma carta para saber qual será a manilha, que é uma carta acima da carta virada. A pessoa que está imediatamente à direita de quem embaralhou é a primeira a jogar e a rodada segue no sentido anti-horário.
A classificação das cartas nesse jogo é a seguinte:
Manilha(seria a carta coringa e mais forte) de paus, manilha de copas, manilha de espadas, manilha de ouro, 3, 2, ás, K, J, Q, 7, 6, 5, 4 nessa ordem
O embaralhador poderá ver o fundo do baralho no ato de embaralhar,
mas não poderá mostrá-lo ao seu companheiro.
Poderá ordenar as cartas a fim de tentar melhor sorte na hora de distribuí-las,
mas não poderá "abrir" o baralho como um "leque havaiano" e ficar ordenando as cartas
(Poderá ordenar apenas as que foram jodadas abertas na mesa durante aquela mão e
não poderá se usar deste artifício
para ver as cartas do adversário que foram "cobertas" ou colocadas no monte após
o encerramento daquela mão, pois se isto ocorrer o adversário pode
pedir tento e se o jogo havia sido trucado, por exemplo,
e desistido, isto dará direito a 3 pontos ao invés de 1 apenas).
Após embaralhar, deverá passar o maço ao seu oponente da esquerda que irá "cortar" o baralho.
O cortador pode embaralhar o maço novamente, ou cortar somente,
ou até não fazer nada e dar uma tapa em cima do baralho (como sinal de desprezo pelo adversário).
O cortador também pode pegar 3 cartas para si, ou dar uma carta do maço para seu parceiro
(sem olhar, claro ).
Ele ainda pode pedir para o distribuidor dar as cartas de baixo para cima (o chamado "sobe").
Então, quando receber de volta o maço do oponente da esquerda,
deverá começar a distribuição das cartas de cima para baixo, isto se o adversário que "cortou",
não pedir para "subir".Cada jogador deve receber 3 cartas,
sendo que pelo menos a PRIMEIRA carta DEVE ser dada ao adversário.
Nunca a primeira carta pode ir para o parceiro (ou para si mesmo, no caso do jogo de mano).
Ah, e ele também deve virar uma carta.
Essa carta virada (que chamamos de VIRA) determinará quais serão as Manilhas do jogo.
A primeira rodada da "mão", começa com o jogador postado à direita do embaralhador,
este deverá mostrar uma de suas 3 cartas.
O jogador à direita deste deverá mostrar uma carta,
e assim por diante seguindo no sentido anti-horário.
Na primeira rodada, não é permitido esconder a carta
(também chamada de carta "coberta" ou encoberta,
que é o ato de devolver a carta ao baralho sem mostrá-la aos outros jogadores).
A partir da segunda rodada, qualquer jogador pode esconder sua carta no monte,
seja para ocultar uma carta forte
e não assustar o adversário ou para esconder uma carta baixa.
Leva a rodada, a dupla que mostrar a maior carta.
Leva os pontos da "mão", a dupla que ganhar duas rodadas.